sexta-feira, 31 de julho de 2009

Bélgica 1994


A Bélgica de vez em quando aparece numa Copa do Mundo e surpreende. Como todo país pequeno, passa algumas gerações em branco e de repente forma uma boa safra.

Quem não lembra do sufoco que foi para o Brasil, o jogo contra os "diabos" na Copa de 2002 ? Com ajuda do juiz amigo, inclusive.

Mas antes de 2002, a última boa participação dos belgas havia sido nos Estados Unidos, em 1994, quando foi eliminada pela Alemanha, já decadente, nas oitavas-de-final, também com ajuda do apito amigo.

Nesse ano, além do belo time, que contava com o goleiro Preud´Home, o zagueiro Albert e o meia Webber, como destaques, o uniforme também era muito bonito.

Um modelo da Diadora, que acertou a mão nessa copa com a Itália e com a Bélgica.

Por um calendário mais inteligente


O Boca Juniors jogou um torneio amistoso contra Bayern, Milan e Manchester United.

A LDU jogou torneio amistoso contra o Real Madrid, em uma copa que contava ainda com Al-Ahly e outros mais.

O River Plate anda lá pelos Estados Unidos....

Os principais clubes da América do Sul passeiam pelo mundo, participando de torneios amistosos, valorizando suas marcas, arrecadando cachês elevados, reduzindo a necessidade de venda de jogadores e, mesmo que isso ocorra, será ANTES do início das principais competições nacionais.

Enquanto isso, aqui no Brasil, o Inter precisará atrasar-se em dois jogos do Campeonato Brasileiro para disputar a Copa Suruga.

Antes disso, Cruzeiro e Botafogo já ficaram uma rodada atrasados por conta da final da Libertadores entre o clube mineiro e o Estudiantes.....

E tem mais. Nilmar já saiu com apenas 14 rodadas disputadas. O mesmo aconteceu no Corinthians, com André Santos e Cristian e acontecerá em tantos outros clubes nessa mesma edição do Campeonato Brasileiro.

Será possível que não conseguimos enxergar o dano que esse deslocamento de calendário causa em nossos clubes ?

Já passou a hora de ajustarmos nossas competições ao calendário europeu. Mesmo que existam diferenças culturais e até mesmo de clima (já que a pausa mais importante do calendário se dá em julho, quando é verão na Europa).

Mas é claro que não adianta disputar a Copa da Paz, em Madrid, querendo ganhar a qualquer custo, fazendo preparação específica para a disputa do torneio, como fez o Inter em relação à Copa Dubai.

Esses torneios servem de preparação, como uma espécie de aquecimento para o que realmente importa. É mais para aparecer, para valorizar a marca, para "vender um espetáculo".

Um dia chegamos lá....

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Exemplo que vem de fora


David Beckham era o queridinho de Manchester, da Inglaterra, da Europa. Se desentendeu com Sir. Alex Ferguson. Dizem até que, no vestiário mancuniano, sobrou uma chuteira na testa do Spice Boy. O que aconteceu depois ? Beckham foi vendido para o Real Madrid. Não servia mais para o Manchester.

O mesmo aconteceu com Van Nistelrooy, com Cristiano Ronaldo, e outros tantos craques que desfilavam sob o céu cinzento da Inglaterra.

Tite está longe de ser Ferguson, mas D´Alessandro e Magrão também não chegam perto de Beckham, Nistelrooy ou Ronaldo. O que importa nesse caso não são os valores, mas o significado das atitudes.

Em Manchester quem manda no vestiário é Alex Ferguson. Ele é o chefe. Ninguém o desacata impunemente. Pode ser o melhor jogador do planeta, mas tem que respeitar a hierarquia.

No Inter, espero que a diretoria esteja agindo da mesma maneira. Quem avalia se Tite serve ou não são os dirigentes, mas enquanto este for o técnico é ele quem manda no vestiário e quem não respeitar essa hierarquia deve ser excluído da organização, ou re-enquadrado.

É claro que o Internacional não é o ManU, assim como Porto Alegre não é Manchester, o Brasil não é a Inglaterra e a América do Sul não é a Europa. No hemisfério sul, os clubes são reféns dos jogadores, pois são dependentes das negosciações de atletas.

Ainda assim, apesar da mercantilização exagerada vigente por aqui, o mínimo de ordem é vital para o bom andamento de um clube.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Faxina


Começou a faxina no Beira-Rio. Já pululam notícias de que D´Alessandro e Magrão podem sair. Parece ser apenas uma questão de tempo e de algum interessado. Liquidação no vestiário colorado.

E, com isso, mais uma vez o Internacional reconstrói seu time em meio ao Campeonato Brasileiro.

Em 2007, dizia-se que o time estava sendo formado para "ganhar tudo" em 2008. Chegaram em meio ao campeonato jogadores como Guiñazu, Sorondo, Marcão, Magrão e Nilmar. Saíram Pato, Ceará e mais alguns.

Veio 2008 e o Inter ganhou com folga o Gauchão, se iludiu com o TORNEIO AMISTOSO de Dubai e, ao ser eliminado pelo Sport na Copa do Brasil, remontou o time. Trocou o técnico e saíram Fernandão, Iarley, Sidney, W. Monteiro e Renan. Chegaram D´Alessandro, Daniel Carvalho, Lauro, Bolívar, Álvaro, entre outros.

Poucos técnicos conseguem montar um time tão rápido e Tite conseguiu adequar os egos e as caracterísiticas do grupo e o clube conquistou a Sul-Americana, passando pelo Estudiantes, que acabou ganhando a Libertadores esse ano, valorizando ainda mais o feito colorado.

Em 2009 temos um time montado, pensaram os colorados. Taison e Sandro estão surgindo bem, vendemos Edinho e Alex no começo do ano e seguramos o resto do time até o final do ano. Em dezembro, teremos tempo substituir algumas peças. Mas não. Vendemos Alex e Edinho no começo e Nilmar agora.

D´Alessandro e Magrão confirmam suas biografias e criam complicações no vestiário e, com isso, o Inter terá que remontar o meio campo e o ataque para o restante do Campeonato Brasileiro. Que o façam com jogadores menos vistosos, mais operários, como era a equipe de 2005-2006. E que tenhamos a sorte de que o técnico, seja Tite ou outro, consiga montar o time tão rápido como foi em 2008.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Acabou o ano


Podem chamar a Ivete. Antecipar o show. Acabou o ano do Inter.

Nem acabou julho e já acabou o ano colorado.

Pelo terceiro ano consecutivo, terminamos o ano na metade. O Internacional vem se repetindo nos mesmos erros.

Tenho escrito que a tabela ainda é favorável ao clube, que tem amplas condições de disputar o título ou, no mínimo, vaga à Libertadores/2010.

Mas a cada dia que passa, os episódios surgidos de dentro do Beira-Rio nos surpreendem e pela experiência, o vestiário rachado do jeito que está fará com que o Inter vague pelo Campeonato como uma alma penada, fadada ao meio da tabela.

A continuar nessa toada, logo, logo se esfriará as campanhas de marketing e o clube voltará aos primórdios de 1980-1990. Sem dinheiro e sem sucesso no campo. O clube não está sabendo aproveitar-se do bom momento administrativo e da euforia do biênio 2005-2006 para manter a roda girando.

Que 2010 seja diferente !

segunda-feira, 27 de julho de 2009

O Inter e a tabela


Enquanto penso no que pode ter acontecido de tão grave para o time simplesmente parar de jogar, analiso a tabela do Campeonato e fico feliz por ainda estarmos no páreo, apesar de termos conquistado apenas 1 ponto dos últimos nove disputados.


- O Internacional, que apresentava a melhor defesa da competição até a 11ª rodada, caiu para a 6ª posição entre as retaguardas mais seguras, o que pode ser um bom indício para explicar a crise vivida pelo time.


- Já o ataque, é bom que se ressalve, estava na 10ª colocação na 10ª rodada e agora já figura na 6ª posição.


- O que se depreende desses dois dados é que: Nas primeiras rodadas, o Inter se caracterizava por ser um time de defesa forte e ataque razoável. Agora, ao se olhar para os números colorados, verifica-se que o Inter é um time de defesa e ataque razoáveis apenas.


- Com o resultado negativo para o Botafogo, o Internacional já tem quatro derrotas no campeonato. Isso significa que a margem para novas derrotas está acabando, pois todos os campeões do Brasileiro, desde que o mesmo começou a ser disputado por pontos corridos, não perderam mais do que 11 vezes (sendo que esse "recorde" pertence ao Santos, em um campeonato disputado por 46 jogos, contra 38 jogos atuais).


- Os recordes recentes dos campeonatos por pontos corridos com vinte participantes, indicam um máximo de 7 derrotas (marca do São Paulo de 2007).


- A média de aproveitamento dos clubes campeões, desde 2003, é de 67,18%. Isso significa que o Internacional precisaria vencer todos os 5 jogos restantes para alcançar esse aproveitamento ao final do primeiro turno.


- Se tirarmos da conta o aproveitamento do Cruzeiro de 2003 (72,4%), que foi o melhor de todos, e o do Corinthians de 2005 (64,3%) que foi o pior, a média de aproveitamento dos clubes campeões, desde 2003, ficaria em 66,60%. Ainda assim, somente com cinco vitórias, o Internacional fecharia o primeiro turno nessa condição.


- Mas o importante não é ganhar o turno, mas sim o campeonato. Não se pode perder isso de vista. Em 2005, o Internacional rondava o meio da tabela ao final do primeiro turno e mesmo assim, chegou em dezembro, disputando o título que não ganhou, entre outros motivos, pelo "Zveitasso" . Em 2008, lembremos o que aconteceu com o co-irmão e o São Paulo. O tricolor paulista estava no meio da tabela ao final do primeiro turno e acabou conquistando o título em cima do Grêmio que, disparava entre julho/agosto.


- Portanto, temos todo o direito de ficar com os cabelos em pé, mas também temos o direito de estarmos calmos nesses dias de crise.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Indícios

Interessante matéria com Alexandre Gallo no blog do Cosme Rímoli (http://blogdocosmerimoli.blog.uol.com.br/). Eis o trecho mais relevante:
Mas, o que deu de tão errado no Internacional?
Bom, primeiro eu quero lembrar que eu ganhei a Recopa Sul Americana. O time buscava a tríplice coroa e conseguiu. Eu entrei para sempre na história do Inter. O que aconteceu foi que o clube tinha sido campeão mundial. E alguns jogadores importantes se achavam donos do clube.
Não vou dizer os nomes. Só falo que a diretoria demorou, mas descobriu que eu estava certo e os negociou. Mas quando eu não estava mais lá.
Como aconteceu o confronto?
Eles se juntaram e formaram um bloco de resistência. Eu sempre fui capitão ou líder nos times em que joguei. Fiz estágio com o Parreira, com o Luxemburgo. Sou disciplinador.
Eles não esperaram isso de um jovem técnico. E resolveram me enfrentar.
Eles tinham toda a moral, haviam sido campeões mundiais. Eu fui fiel às minhas convicções.
Cobrei de quem tinha de cobrar. Houve conflitos, os resultados foram ruins. E a diretoria optou pela minha saída.
(Comandou o Inter apenas em 20 partidas.)
Lembremos dos acontecimentos da época:
- Renan foi efetivado como goleiro titular, Clemer não gostou. Renan falhou e voltou para o banco. Clemer acabou sendo titular na disputa da Recopa.
- Após uma derrota para o Atlético-PR na Arena, pelo Campeonato Brasileiro de 2007, correram boatos de uma discussão envolvendo Fernandão e Pato no vestiário. Pato foi negociado poucos jogos depois;
- Ao conquistar a Recopa, Fernandão, Iarley e Clemer, subiram juntos para levantar a taça. Ali me pareceu evidente que o vestiário tinha dono.
- Já nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro de 2008, Abel, Fernandão e Iarley saíram do clube. Apenas Clemer sobrou.
Fica claro que houve problemas com o trio de ferro, isso é até notório. O que não é tão nítido é que parece que ainda estamos vivendo esse problema.

Manchester United 1994


O Manchester United é um dos maiores clubes da Inglaterra e do mundo. Todo ano forma um timaço que, se não ganha, no mínimo chega entre os primeiros, sempre.

Essa camisa, do ano de 1994, é muito legal, pois tem ao fundo, como uma espécie de marca d´agua, uma perspectiva do seu estádio, o Old Trafford.

Essas marcas d´agua nas camisas tiveram seu momento em meados da década de 1990. A maioria dos times possuía um uniforme com imagens nesse estilo. O próprio Internacional tinha em sua camisa, o desenho do seu escudo, naquelas camisas feitas pela Rhummel, entre 1995 e 1996.

Particularmente, ainda acho bastante interessante esses detalhes e gostaria de ver em um modelo de camisa colorada, uma perspectiva do Beira-Rio.

Além da beleza da camisa, o United tinha, como já disse, um belo time, que contava com Roy Keane, Peter Schmichael, Andy Cole, Paul Ince, Ryan Giggs, entre outros.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Estudando a tabela


No post abaixo, falei sobre as perspectivas coloradas e avaliei a tabela para reforçar meu otimismo. Pois vamos a ela:

Faltam seis rodadas para acabar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Portanto, daqui a seis jogos, todos os clubes terão se enfrentado e poderemos avaliar melhor o desempenho de cada um deles.

Vamos observar os seis próximos compromissos de Inter, Atlético-MG, Palmeiras, Corinthians e Grêmio, pois acredito que esses serão os times que brigarão pelo título ou Libertadores. Talvez nosso co-irmão não chegue a tanto, mas como nessa aldeia tudo é comparação, vale colocar a tabela dos azuis também.


Inter: Botafogo (Fora), Barueri (Casa), Santos (Fora), Atlético-MG (Casa), Sport (Casa) e Santo André (Fora).


Atlético-MG: Goiás (Casa), Flamengo (Fora), Coritiba (Casa), Inter (Fora), Palmeiras (Casa) e Corinthians (Fora).


Palmeiras: Corinthians (Fora), Fluminense (Casa), Sport (Fora), Grêmio (Casa), Atlético-MG (Fora) e Botafogo (Casa).


Corinthians: Palmeiras (Casa), Santo André (Fora), Avaí (Casa), Náutico (Fora), Flamengo (Fora) e Atlético-MG (Casa).


Grêmio: Santo André (Casa), São Paulo (Fora), Cruzeiro (Casa), Palmeiras (Fora), Barueri (Fora) e Flamengo (Casa).



Parece-me claro que a tabela colorada é a mais favorável. Se o Inter vai corresponder, são outros quinhentos. Mas a perspectiva é positiva.

Uma luz no fim do túnel


O Inter está mal. Isso não se discute. O time está sem confiança e sem pernas.

Pior: Parece que o vestiário não está muito harmonioso também. Pior ainda: O Palmeiras, que na rodada do fim de semana, ultrapassou o Inter, fechou com Muricy (um especialista nesse tipo de competição), e com isso, se credencia definitivamente ao título.

Por que então o título desse post se refere à uma luz no fim do túnel ?

Porque se com todos esses problemas, o Inter continua entre os primeiros, quando tudo passar, poderemos arrancar para a conquista do campeonato.

Não esqueçamos que Campeonato Brasileiro é prova de resistência. Não adianta correr tudo agora, o mais importante é manter-se próximo dos líderes, e isso o Inter, até aqui, tem conseguido.

Dando uma olhadinha para a tabela, vemos que o calendário foi cruel com o colorado e isso também tem peso no desempenho do time. Já enfrentamos, em 13 rodadas, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro e Flamengo, além de um clássico com o Grêmio.

O mais importante nesse momento de turbulência é manter a calma e absorver a pressão. O Inter ainda é forte.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Grenal "Sem"

Infelizmente, perdemos o grenal. O que não é demérito nenhum, porém a forma como perdemos o grenal é de se lamentar.
No final do ano passado e inicio desse ano tinhamos um time e um jeito de jogar, agora nessa metade do ano não temos time nem jeito de jogar. O que aconteceu? O que acontece?
Sinceramente, não sei. O certo é que tem que ser realizada algumas mudanças, já que o treinador não vai mudar tão cedo, então que se mude as peças que compõem o time, vamos a elas.(vou simplificar)
  1. Lauro: pode ficar no gol
  2. Bolivar: pra lateral não dá mais ou vai pra zaga ou banco
  3. Indio: ta entrando na categoria de 'Ex', um banco pode cair bem pra ele.
  4. Sorondo: o melhorzinho da zaga
  5. Guinazu: tenho pena do guina, pois é o único que tem vontade de tentar algo.
  6. Kleber: nem vontade mostra é muito burocrático, não apóia não marca não corre não caminha é um buraco negro na esquerda.
  7. Taison: é um guri, tão queimando o guri, pois não está jogando nada e assim só se desgasta com a torcida, um banco é uma boa opção pra ele no momento.
  8. Sandro: já esteve em melhores condições, mas junto com o guina é o que se salva no meio de campo.
  9. Nilmar: outro que tenta sozinho fazer alguma coisa, ontem, pegava a bola ía para o ataque e se via sozinho rodeado de azulzinho, daí é dureza...
  10. D'Alessandro: perdeu o futebol no rio da prata.
  11. Andrezinho: jogador de segundo tempo, não rende bem quando começa, erra muito passe e perde muita bola.
  12. Tite: ou muda a forma de jogar e atitude ou bye-bye!!
  13. Direção: estão tapando o sol com a peneira, ninguém mostra indignação, nada, parecem umas amebas sem reação, parece num comodismo preocupante, senão mudar de atitude, vamos remar por muito tempo ainda...
O nosso grenal foi SEM time, SEM Técnico, SEM Direção, SEM Objetividade, SEM Vontade e SEM Vitória. Somos um time SEM Perspectiva!!!
Desse jeito ficaremos SEM Libertadores e SEM Titulo esse ano (nem Suruga, SulAmericana e Brasileiro) ou seja de 6 títulos que tinhamos a disputar não vamos ficar com nenhum...ou melhor corrigindo de 5 títulos, pois gaúchão não se conta!!!
Ta 'osca' a coisa....
Saudações Coloradas.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Serra Leoa - 2008


Nunca vi essa Seleção em campo. Não sei nem se disputa as eliminatórias da África. O time deve ser pior que o do Íbis.

Mas a camisa ganhou nota 10 no quesito originalidade. Parabéns à Hummel, que é uma das melhores marcas de material esportivo e que é uma pena que não tenha tanto poder de representatividade como outras por aí....

Números da 11ª Rodada do Campeonato Brasileiro


Ontem praticamente se encerrou a 11ª rodada do Campeonato Brasileiro (restou apenas o jogo entre Botafogo e Cruzeiro) e alguns dados podem ser extraídos e analisados. Façamos sob a ótica colorada:

- O Internacional possuí a 5ª melhor campanha por pontos (13 pts, 5j) como mandante. Por aproveitamento (87%) perde apenas para o Vitória.

- A campanha colorada fora de casa é a segunda melhor tanto por pontos (10 pts, 6j) como por aproveitamento (56%), perdendo para o Atlético-MG.

- O ataque colorado ( 18 gols) é apenas o sexto melhor deste campeonato;

- A defesa (-11 gols), no entanto, ainda é a melhor.

- Com isso, o saldo de gols do Inter é o quarto melhor do campeonato;

- O Internacional enfrentou cinco entre as dez primeiras equipes da tabela.

- O Atlético-MG enfrentou apenas três entre as dez primeiras equipes da tabela.

- O Palmeiras enfrentou apenas quatro entre as dez primeiras equipes da tabela.

- O Vitória, assim como o Internacional, também já enfrentou cinco das primeiras dez da tabela.


Enfim, números. Apenas números. Tudo pode mudar daqui para frente, mas indica, a meu ver, que já existe um pelotão de frente no Campeonato Brasileiro e que, com algumas mudanças, devem pontear o certame até o final. Ao que tudo indica, o Internacional estará entre esse grupo que, aposto, contará ainda com Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo, Grêmio e Corinthians.

Desse grupo de seis clubes sairá o campeão e os quatro classificados para a Libertadores/10.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Chá de Banco


Parece ter feito bem ao Taison o chá de banco que Tite deu ao garoto no jogo contra o Fluminense.

Tanto que ele deverá voltar à titularidade para o Gre-nal.

Mas será que os dois gols não são fruto da defesa já cansada e o campo aberto pelas expulsões do jogo ?

De repente, não seria interessante deixar Taison para a segunda etapa no Gre-nal, deixando Alecsandro, que tem mais porte físico, para forçar a defesa do nosso co-irmão ?

Vamos ver o que acontece no fim de semana.....

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Fernandão de volta ?


Ao ouvir a notícia de uma provável rescisão contratual de Fernandão, reagi instantaneamente. Pensei: "O Inter deveria fazer o seu máximo para trazer seu capitão de volta".

Na verdade, foi uma reação completamente emocional. "Pensei" é um modo de dizer, pois somente agora estou utilizando a razão, e com racionalidade, me divido entre a aprovação ou não dessa investida colorada.

Será que Fernandão acrescentaria ao atual time do Inter ? Seria ele um centroavante ou um meia ? Quem sai para sua entrada ? Será que o capitão ainda tem bola no corpo ? Ou a idade já chegou ?

Enfim, questionamentos que talvez tornem a vinda de Fernandão pouco interessante ou reforcem ainda mais a sua importância.

terça-feira, 14 de julho de 2009

O enigma do Losango


Vou dar o meu pitaco na crise do Inter.

O principal problema está no meio de campo. Tite inaugurou o esquema do losango em um jogo do Campeonato Brasileiro do ano passado, contra o Botafogo, no Engenhão, quando vencemos por 2x1.

Tite chegou a essa configuração tática após mexer e re-mexer no time, tentando fazer jogar a maioria dos figurões que transitavam pelo Beira-Rio naquela época. Magrão, Edinho, Alex, Bolívar, Nilmar, Guiñazu, Daniel Carvalho, Marcão e D´Alessandro, pelo currículo que ostentavam, pela liderança dentro do campo, ou ambos, não podiam esquentar o banco.

Após o episódio Magrão (não esqueçamos disso tão cedo), quando o volante deu lugar à Andrezinho às vésperas do jogo contra o Ipatinga e alguns dias depois, fez um gol e comemorou em tom de desabafo com Bolívar (na época, excluído), Tite percebeu que não poderia mexer com os "donos do vestiário" e arranjou um esquema que protejesse a deficiência física de Magrão, a mobilidade excessíva de Guiñazu, a tosquice do Bolívar e do Marcão, entre outros problemas.

A questão é que, na época tínhamos Alex, que resolveu muitos jogos com arremates de longa distância (lembremos do Boca), tínhamos Edinho, que apesar de sua ruindade, era quase um terceiro zagueiro, à frente da zaga e tínhamos Marcão, que defendia melhor que os laterais atuais e atacava na base da vontade, mas atacava.

Como o Inter continua sem solução ofensiva pelas laterais do campo, talvez o losango continue sendo uma boa alternativa, mas Magrão está atuando muito abaixo do sofrível e pela característica do meio campo colorado, em que os três meias mais defensivos devem atacar e defender com regularidade e eficiência, quando um deles fica abaixo da média, o setor inteiro perde e, como o meio de campo é o coração de um time de futebol, perde o ataque e a defesa.

Aí entra Tite que, talvez, esteja se sentido pressionado pela falta de alternativas pois se sacar Magrão, perde a aliança do "comando paralelo" (se já não perdeu), se não retirar o jogador do time, perde consistência e, em conseqüência, os jogos . Talvez o que o nosso treinador esteja fazendo nesse momento é rezar para que Magrão volte a jogar razoavelmente, para que assim, o sistema volte a funcionar, e as vitórias reapareçam.

Rezemos junto !!!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Mais uma derrota...

Atlético 3 x 2 Inter
Ninguém me tira da cabeça que o time ta de 'salto alto', pois a sensação que dá é que eles acham que o jogo vai se resolver apenas com aqueles 'toquinhos' e trocas de passes que não dão em nada. Ninguém corre, ninguém marca, ninguém nem reclama de nada!! Time apático e sem vontade, não se aproximam pra fazer tabela, só querem jogar pelo meio com 'pseudo-triangulações'(digo pseudo, pois eles não acertam mais de 2 passes seguidos ultimamente). Alguém tem que entrar com o 'pé na porta' naquele vestiário e por ordem. E que penalti mais imbecil o Bolivar foi fazer!! Pra que empurrar o cara ??? Anda muito descontrolado nos últimos jogos!! PQP ! E o drible que o M.Cordeiro tomou?? Por favor!!! Já que não temos 'laterais/alas' que se jogue com 4 zagueiros então!! Desse jeito, vamos ladeira abaixo mesmo!
Maldição do centenário??

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Entrevista...

Já que estamos em 'maré baixa', aí vai um link para as entrevistas do nosso Treinador-Pastor-Técnico-Tite. (é velha mas é boa)
Entrevista de Tite

Que o bom senso retorne ao nosso time!!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Recopa

Bom, só para não passar em branco vamos ser 'rápidos e rasteiros'. A história de um clube é contada através de seus feitos em campo, isto é, títulos e taça no armário. Então a taça da Recopa é importante sim e temos que lutar para conquistá-la hoje. Que o Inter encontre seu futebol perdido no último mês!!

Dá-lhe Inter!!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

3 pontos é o que importa

Não foi uma apresentação de encher os olhos o jogo contra o Naútico. O time foi competente em fazer o resultado em cima de um time inferior e assim que deve ser, jogando bem ou mal tem que somar os 3 pontos contra os times 'mais fracos'. Ainda estamos sofrendo uma 'depressão' por causa da final da CB, pois o time ainda mostra uma falta de confiança(pouca coisa), mais um bom resultado e embalamos de novo(assim eu espero). Nos próximos vamos voltar a novela 'Andrezinho x D'alessandro', onde os cronistar irão discutir que o Andrezinho tem que ser titular e bla bla bla bla que o D'alessandro ta mal e bla bla bla e que talvez deva jogar os dois juntos e bla bla bla bla...bom, acho o seguinte(se é que interssa pra alguém o que acho ou deixo de achar a respeito disso).
  1. Andrezinho: sempre que começou jogando não teve o mesmo desempenho de quando entra, então para entrar no decorrer da partida é mais interessante para mudar dinâmica do jogo, confundir o adversário ou bater uma falta e fazer o gol...
  2. D'alessandro: está em má fase é verdade, mas compararem ele com o Andrezinho é uma heresia, o cara é melhor e ponto. Sempre que possível deve começar jogando. No momento seria interessante encostar um psicólogo nele, para por a cabeça o lugar, já que, anda muito 'destemperado' ou que alguém puxe as orelhas dele.
  3. Andrezinho e D'alessandro até hoje quando jogaram juntos não renderam aquilo que todos epseravam, pode ser falta de treino nessa formação, porém acho que quando jogam os dois juntos o time fica fragilizado na defesa, já que tería que se tirar um dos meias de marcação que cobrem os laterais que deveriam avançar e/ou marcar, pois ultimamente não fazem nenhuma coisa nem outra e são verdadeiras 'avenidas', então não é recomendado jogar com os dois articuladores juntos.
Bom, por enquanto somos líderes e é isso que importa, se jogarmos sério e simples vamos longe e as individualidades vão aparecendo novamente.
Saudações Coloradas

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Middlesbrough 1996


O que esse time está fazendo com o uniforme da Seleção Brasileira ?

Está fazendo uma homenagem (?) ou promoção pelo fato de ter contratado Juninho Paulista, que na época, era um hot prospect.

É o que eu sempre falo aqui sobre aproveitar as oportunidades de catalisar as ações de marketing e o que acho que o Internacional está deixando de fazer ao não utilizar sua camisa dourada em jogos oficiais.

Claro que nesse caso, os ingleses do Boro exageraram um pouquinho. Mas o exagero serve para chamar a atenção.

Como curiosidade, a lembrança de que o glorioso Branco foi passear pelo interior da Inglaterra nessa mesma época e fez companhia a Juninho.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Postura

Mais importante do que ganhar ou perder, é saber ganhar e saber perder.
Sorte nossa que o Internacional sempre soube ganhar. Sempre respeitou seus adversários e mostrou ontem que também sabe perder.
O nosso adversário, pelo que tenho lido, não está sabendo vencer. A excessão de Mano Menezes, a quem reputo 99,9% do título corinthiano, os demais integrantes têm sido bastante infelizes em suas declarações.
Sorte nossa de novo, pois somente quando se está preparado para vencer é que o universo conspira a favor e disputas mais importantes virão, como o Campeonato Brasileiro e a Libertadores no ano que vem.
Por isso, Corinthians, te digo: nos vemos em breve e depois a gente conversa.

Foi apenas um sonho


O post de ontem foi apenas um sonho. Quando acordei, o jogo já havia começado e aos 20 min, marcava 0x2 Corinthians.

Já devidamente acordado pela coça que levávamos, assisti ao restante da partida com o sentimento de fera ferida, em busca da honra perdida.

Da derrota não sentia medo ou desânimo, mas o adversário eu não admitia. A verdade é que a reação que se viu do Internacional ao ser derrotado remeteu o ano de 2005. Não aceitamos ter perdido no campo um título para quem nos roubou no tapetão quatro anos atrás.

Ainda assim, alguns pontos merecem ser destacados:

- O dossiê que o Internacional produziu não surtiu o efeito esperado. Apesar de verdadeiro, o que se viu foi um Inter reclamando demais da arbitragem, um juíz que continuou favorecendo os paulistas e um Corinthians que parecia saber dessa vantagem.

- O Inter estava apressado e descontrolado emocionalmente. Isso fez toda a diferença.

- Um ponto positivo na derrota. Espero que enterrem de vez essa mística da camisa branca. O uniforme do Internacional, em casa, é vermelho.

- Ouvindo após o jogo as entrevistas de D´Alessandro, Píffero, Mano Menezes, Tite, Guiñazu, Andrés Sanches e Fernando Carvalho tive mais certeza de que torço para o clube certo. Tive mais orgulho dessa massa em vermelho e branco, desses jogadores que me representam.

- Em especial, ao ouvir Andres Sanches, lembrei dos nossos piores momentos de um passado nem tão distante, de Império Otomano. Ao ouvir o ATUAL presidente do Corinthians, veio a minha mente nossa "era das sombras" e, acredito que, o que mais doeu não foi a derrota em si, mas a derrota para esse clube, que representa tantas coisas ruins para o futebol brasileiro.

- O que dói é ver essa "gestão" corinthiana ser elogiada por "pseudo-especialistas" em esportes, marketing, jornalismo, futebol, simplesmente porque venceu o título, esquecendo-se de tudo o que "fizeram" para chegar até aqui. Mais uma vez, o lado vencedor é exaltado e o lado perdedor é execrado.

- A cultura brasileira de que "só o que vale é o título" mostra-se evidente nesse caso, onde os campeões têm razão e o resto não tem nada.

- O que nos resta agora é esperar por dezembro, quando seremos campeões brasileiros, campeões do título mais importante do Brasil e, torcer não apenas por isso, mas para que ao conquistar o campeonato, mostremos como se vence com elegância, com justiça, com retidão.

- Vencendo ou perdendo, a cada dia que passa, mais colorado eu sou.

Um título a menos.

Bom, não deu. O time lutou, correu, mas não venceu, pois para vencer é preciso mostrar futebol e futebol foi o que faltou ao time do inter ontem a noite. Não sei explicar o que vem acontecendo com time, mas podemos citar alguns fatores que ajudaram nesse pequeno tropeço...sim tropeço, nada de muita paranóia, foi apenas um título em 6 que vamos estamos disputando nesse ano...bom vamos lá. O que acredito que tenha influenciado nesse nosso pouco futebol apresentado nos últimos 6 jogos ou 7.
  1. Time poupado, quando muito se poupa jogadores e seguidamente, acredito, que eles perdem o 'feeling' do jogo..a embocadura, acho que isso aconteceu.
  2. Realmente as convocações do Dunga influenciaram nisso, porém não se pode por toda a culpa nesse fato.
  3. 'Pressão de melhor time do brasil', isso é bobagem, porém acredito que tenha influenciado indiretamente na cabeça dos jogadores e comissão técnica, fizeram muito 'auê' em cima disso e atrapalhou, porém clube grande e vencedor tem que saber lidar com isso.
  4. Perda de foco: perdemos o foco quando nos aproximamos dos momentos decisivos da CdB, pois ficamos naquela de 'poupar' jogadores, levar 'a sério' o brasileiro e ficamos num 'chove e não molha' o que influenciou no rendimento da equipe.
Agora, corrigir o que estava errado e bola pra frente, pois temos mais campeonatos a disputar, o brasileirão dá pra vencer e a hora do Corinthians vai chegar...libertadores 2010 nós 'matamos', como diriam os antigos "A vingança é um prato que se serve frio."
E era isso!
Saudações coloradas!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Os passos de um torcedor em um dia decisivo



7h:30min: Acorda mais um colorado ! É hoje o dia !
8h:20 min: Saio para trabalhar, coloco os fones de ouvido e sintonizo na Ipanema, para ouvir o Coffee Shop e depois o Ioio, com o colorado Vitor Hugo.
11h:00min: Trabalhei por uma hora e meia e em paralelo escutei os dois programas do Vitor Hugo, permeados por cânticos colorados ! Já estou super-motivado....
12h:15min: Volto para casa para almoçar, sintonizo na Gaúcha. Parece que vamos de Glaydson. Ainda bem.....
13h:15min: Levo meu filho para o colégio. Agito uma grande bandeira do Inter enquanto dirijo e nos divertimos fazendo isso. Chegamos no colégio e dou a ele a “chance” de tremular o símbolo do nosso time.
13h:45min: Voltando ao trabalho, sigo ouvindo meu radinho, pulando do Sala para o Apito Final e vice-versa, do Kenny para o Cabral, do Belmonte para o Wianey.
16h:00min: Sigo fazendo meu trabalho. Meio porcamente é verdade. Afinal, como já dizia Raul Seixas: “ Como é que eu posso ler, se não consigo concentrar minha atenção. Se o que me preocupa no banheiro ou no trabalho é a seleção”. Claro que a minha seleção é o Inter.
18h:00min: Saio do trabalho. Vou buscar meu filho no colégio. Busco o meu filho como busco por informações precisas sobre o que realmente me interessa: o jogo dessa noite. Saio com meu coloradinho e seguimos tremulando nossa bandeira.
18h:15min: Chego em casa. Faço um lanche. Tiro a roupa do trabalho. Coloco a primeira camisa da sorte, uma camisa básica. Depois coloco um blusão da sorte. Depois a calça de brim da sorte. Depois a camisa de 2006, também da sorte. Ao final do processo sou um “homem de sorte”, com certeza.
18h:30min: Ouço a reclamação da mulher. De que toda semana tem jogo, que agora é quarta e domingo, quarta e domingo....
20h:00min: Entro no carro e sigo o ritmo frenético do trânsito da capital rumo ao Gigante. Sempre ouvindo o rádio. Joga Glaydson ? Joga Andrezinho ? Pô tem que começar com o Glaydson. Se precisar mais pressão, daí coloca todo mundo. Até o Fernando Carvalho, o Píffero e o Luigi.
21h:00min: O caminhar apressado, em direção a rampa. A revista do guarda.... A passagem pelas catracas, subimos as escadas, sentamos no nosso cantinho, esperamos a entrada dos times, a bola ao centro, o apito do juíz. A hora mais difícil do dia.
21h:50min: Começa o jogo, a atmosfera está perfeita, o clima criado. Agora é ir pra cima deles.
22h:05min: Passaram-se 15 minutos. O time do Inter está amarrado. O Mano é realmente um bom estrategista.....
22h:20min: Já são 35 do primeiro tempo. O Corinthians, nos contra-ataques é mais perigoso que o Inter, a torcida silencia por alguns segundos.....
22h:30min: A torcida não desanima. Percebe o silêncio e retoma seus cânticos.... “ Nunca me esquecerei, dos dias que passei, contigo Inter”. Acaba o primeiro tempo. O Inter tem volume de jogo, mas sem efetividade......
22h:45min: O árbitro apita. Começa o segundo tempo. Agora é tudo ou nada ! Tite mantém o time, com Glaydson no meio e Andrezinho no banco. Alguns corneteiros reclamam....mas a torcida mantém seu canto, eleva o tom do seu grito.
23h:00min: Golllllll !!!!! Nilmar ! Golaço; Bola de D´Alessandro para a ponta esquerda. Encontra Taison, que corre pelo flanco marcado por dois jogadores. Nosso camisa 7 para, remexe, encontra um espaço, toca a bola para Nilmar, que toca na saída de Felipe.... A torcida enlouquece. Os narrados se esguelam....
23h:10min: Vamo, Vamo Inter !!!!! Mais um gol e vamos pros pênaltis e a vantagem psicológica é nossa. Ronaldo, bem marcado, segue sem ação....
23h:15min: Penalidade Máxima em Nilmar!!!! O juíz não dá !!!!!! Desgraçado !!!!!! A torcida grita o famoso FDP...... E o FDP quer mostrar que não se abala, que não é influenciável.....
23h:20min: Andrezinho aquece e vai entrar. Está assinando a súmula. “No lugar de quem Andrezinho ?” perguntam os repórteres, “Do glaydson” responde o meia. Junto com ele, entra Alecsandro no lugar do Bolívar.....
23hh:25min: Golllllll !!!!!!! Índio ! Escanteio da esquerda, Andrezinho com o pé na forma coloca no alto, Felipe sai mal do gol e Índio não perdoa....... a massa vai a loucura.... Querem mais, querem o sangue dos Corinthianos, que parecem perplexos com o fogo do inferno.
23h:35min: Os dois times parecem satisfeitos com o resultado. Guardam suas forças para as cobranças de pênatis. O juiz apita. Morrem alguns cardíacos no Beira-Rio, em São Paulo e no Olímpico também.....
23h:45min: O primeiro a cobrar é Alecsandro. O atacante corre para a bola e.... é gol.... goleiro num canto, bola no outro.
Chicão corre...... gol. Lauro foi nela mas não chegou. 1x1
23h:46min: Taison se posiciona. Felipe aguarda..... Gol. 2x1
Alessandro cobra. Gol 2x2.
23h:47min: Andrezinho é o próximo. Corre em direção à pelota e................ é gol. A bola bate na trave à la Romário, e entra.
Cristian se prepara e ..... LAURO !!!! Defende o goleiro colorado ! O Inter está na frente.
23h:48min: Índio é o quarto a cobrar o pênalti. Atenção......PERDEU...... Herói no tempo normal erra no desempate. Mas nada está perdido ainda. As chances estão iguais.
Elias vai para a área. Recebe o apoio de Felipe.... Lauro fala algo também. Ele está de cabeça baixa, não olha para o gol. Corre para a bola e PARA FORA !!!!! Tirou do Lauro mas jogou lá no Gigantinho. 3x2
23:50min: D´Alessandro é o próximo batedor do Inter. Ronaldo cobra para o Corinthians se o nosso argentino perder... Cabezón se prepara e NA TRAVE !
Tudo nos pés de Ronaldo. Tudo nas mãos de Lauro. O mundo vermelho seca o gordo, que vai para a bola e........ PERDEU !!!!!!!!!! Lauro defende a cobrança de Ronaldo no canto direito de sua goleira.
É CAMPEÃO !!!!!!! Internacional bicampeão da Copa do Brasil. A final mais emocionante de todos os tempos.
Seguimos em busca da tríplece coroa !
00h:30min Estou voltando para a casa. Ouço o choro de alegria dos campeões ! Ouço o o chororô do Corinthians. Estou zonzo !!!! Ainda não entendi o que aconteceu......
SOMOS CAMPEÕES ! É só isso que eu sei !