terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

"Any given sunday..."


A derrota para o time dos "Galáticos do Vale" (Novo Hamburgo) nos custou a vaga para a final do primeiro turno do gauchão. Se pegarmos, apenas esse fato, vamos achar que foi uma grande tragédia, porém não é assim que deve-se analisar essa derrota.

Não estou arranjando desculpas para derrota, mas vamos ao contexto:

1. Jogamos com o time reserva do reserva, um time que nunca jogou junto antes.
2. Tomamos um gol de penalti que não aconteceu.
3. O jogador do Nóia fez um gol sensacional, que baita chute do maluco!!
4. 48hs depois desse jogo estaremos estreiando na Libertadores e é o que nos INTERESSA !!!

Claro que mesmo com os reservas teríamos que vencer o Nóia, porém no futebol como todos sabem nem sempre o time de melhor grupo vence e o Novo Hamburgo jogou mais futebol que o Inter ontem, mérito para eles!

Ainda não é hora de fazer terra arrasada(como tem muitos chorando por ai), por causa de uma derrota no primeiro turno de gauchão, se formos mal na primeira fase da libertadores daí sim, temos que pressionar, criticar, xingar e etc. Porém, ainda não é o momento de fazer isso ainda !

Em 2006 não vínhamos mostrando um futebol decente até a metade da libertadores, o time entrou na ponta dos cascos quando realmente precisou e acredito que é isso que vai acontecer esse ano (espero que sim :-P ) !!

Não é hora de entrar em pânico! E em relação a ontem.....any given sunday...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Marcas e Valores


Esses dias saiu um levantamento realizado pela consultora financeira Crowe Horwath RCS mostrou as 12 maiores marcas de clubes do Brasil, tomando como base o faturamento de 2003 a 2008. Segue abaixo:

1. Flamengo – R$ 568 milhões (226 milhões de Euros)

2. Corinthians – R$ 563 milhões (225 milhões de Euros)

3. São Paulo – R$ 552 milhões (221 milhões de Euros)

4. Palmeiras – R$ 420 milhões (168 milhões de Euros)

5. Internacional – R$ 231 milhões (92 milhões de Euros)

6. Grêmio – R$ 214 milhões (85 milhões de Euros)

7. Cruzeiro – R$ 139 milhões (55 milhões de Euros)

8. Santos – R$ 135 milhões (54 milhões de Euros)

9. Vasco da Gama – R$ 122 milhões (48 milhões de Euros)

10. Fluminense – R$ 109 milhões (43 milhões de Euros)

11. Botafogo – R$ 97 milhões (38 milhões de Euros)

12. Atlético Mineiro – R$ 92 milhões (36 milhões de Euros)

Nada de muito inesperado, considerando que o Flamengo tem a maior torcida do Brasil e os 4 grandes clubes paulistas (exceto Santos) estão entre os mais ricos do país no estado mais rico do país.

O que 'assusta' um pouco, se é que pode-se dizer isso, é a diferença entre os valores que separam o 4 colocado dos demais abaixo, pois só o Palmeiras tem quase o mesmo valor de marca somados a Internacional e Grêmio.

A diferença é muita, e mesmo assim nós aqui do sul (nos últimos anos) conseguimos estar sempre disputando pau-a-pau os campeonatos com esses adversários 'valorosos' !!

Como diria o Falcão(o músico, não o jogador): "Dinheiro não é tudo, mas é 100%"

A nova camisa do Inter

Meu temor se confirmou, mas não exatamente como previsto.

A camisa vermelha teve as anteninhas, mas em um estilo light. Já a camisa branca, não foi espetacular, sendo quase igual ao modelo anterior, ficou meio "sem sal".

Analisemos primeiramente o fardamento titular, vermelho:

As anteninhas disfarçadas do modelo vermelho até que não ficaram tão ruim. Se seguisse à risca ao template adotado para o SPFC, certemente ficaria pior.

Quanto ao excesso de "Reeboks" na camisa (já que o nome e/ou a logomarca da fabricante de material esportivo aparece em tudo o que é canto da camisa) foi de fato um tremendo exagero e um um non-sense total (teoricamente, não faz sentido a marca do patrocinador ter mais exposição que a marca do próprio clube). Porém, não estragou completamente a camisa. Deu para “engolir”.






Ficou faltando umas frescurinhas, nas golas e nas mangas, como uma frase ou uma estrela (que remeteria ao fato de sermos "campeões de tudo"), ao estilo das estrelas que aparecem nas costas da camisa do tricolor paulista.

Resumindo: pioraram a camisa em relação ao modelo anterior, mas não ficou tão ruim como se previa e, é preciso admitir, até que vestida, caiu bem (apesar do Guiñazú).

Agora vamos à camisa branca:

Uma palavra: Decepção.

Qual a diferença entre esse modelo e o anterior ?

Um pouco na gola, talvez o tecido...... Não dava para colocar pequenos detalhes em vermelho ? Dar mais vida a camisa, pois assim, ficou "sem sal".





Um comentário adicional pode ser feito a respeito da fonte utilizada na numeração, que simplesmente repete o ano anterior, reforçando a imagem de que “ficou tudo mais ou menos igual”.

Talvez, a simples adoção de uma fonte diferente para os números poderia causar uma sensação completamente diferente.

Mas que pequem pelo zelo do que pelo excesso. Assim ao menos, poderemos assistir os jogos do Inter sabendo que estaremos salvos das anteninhas versão full, pelo menos até dezembro de 2010.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pistas sobre a nova camisa do Inter


Saiu ontem a nova coleção de camisas do São Paulo. E como os clubes patrocinados pela Reebok apresentam sempre o mesmo modelo (com as outras marcas acontece a mesma coisa, sejamos justos), podemos ter uma idéia de como serão os modelos para 2010.


Enquanto a primeira camisa, a branca, do São Paulo, confirmou os boatos das anteninhas na gola, o segundo fardamento, listrado, foi diferente e arrasou. Ficou muito bonito mesmo.


Para o Inter, portanto, uma camisa terá as anteninhas e a outra terá essa gola do uniforme reserva do São Paulo, provavelmente.


Mas, se os caras capricharem na camisa vermelha do Inter como capricharam na listrada do São Paulo, até aceito que eles me façam engolir aquelas anteninhas no uniforme reserva.


Porém, temo pelo pior, que seria a camisa 1 (vermelha) com as anteninhas e a 2 (branca) caprichada.


Quem viver verá.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Assassinaram a camisa do Santos


Assim como aconteceu com o Corinthians em 2009, quando a contratação de Ronaldo serviu de pretexto para o assassinato do uniforme do clube paulista, esse ano é a vez do Santos, de Robinho.


O simpático Panda da WWF estava mal organizado na camisa santista, mas combinava com o contexto preto e branco do clube. Porém, com a chegada do “Rei da Pedalada”, o Alvi-negro praiano extinguiu o ursinho de sua camiseta para enumerar marcas com uma diagramação nada interessante.


No lugar do Panda, um outdoor colorido da Visa e nas mangas um Netshoes repetido na frente e atrás, para que ninguém tenha dúvida de qual marca se está expondo.


Mas o grande momento do dia ficou por conta do calção santista, que estampou um grande LUPO (a marca das cuecas) na parte da frente, quase maior que o tamanho da própria peça.


Esse acúmulo de exposições nas camisas de futebol pode parecer uma grande jogada no curto prazo, mas em um horizonte mais longo, desvaloriza a todos.


As marcas não são notadas como deveriam pois estão competindo entre si, o clube desvaloriza seu principal “espaço de publicidade” e até mesmo os “grandes astros”, os jogadores, que recebem grande parte dos seus vencimentos na forma de “direitos de imagem”, mas que reduzem o valor do mesmo ao expor muitas marcas simultaneamente.


Não por acaso que a UEFA e a FIFA, nas competições que organizam, tratam de “pôr ordem na casa”, reduzindo o número de patrocinadores para apenas um além do fornecedor de material esportivo.


É claro que deve-se levar em conta a diferença entre o poder aquisitivo da população européia em relação à população latino-americana, mas com certeza, essa seleção feita na Europa está diretamente relacionada ao preço que se paga para se estampar uma marca em um clube europeu, que é muitas vezes superior ao que se paga no Brasil.


Quanto ao Inter, pouco a pouco caminhamos na mesma direção. Reclamamos muito do Banrisul, mas devemos agradecer ao céu por este ainda respeitar um enquadramento mínimo na camisa do colorado.


Em meados do ano passado, cogitou-se que a Operadora de Telefonia “Oi” poderia ser a nova patrocinadora “Master” do Inter. Olhando a Logomarca desta empresa, não fica difícil imaginar como ficaria o uniforme alvi-rubro....


Porém, aquela Unimed sendo exposta nos glúteos dos atletas, de tamanho mau gosto, parece até mesmo querer dizer o que a empresa quer dos seus clientes.....

O que Maradona sabe que nós não sabemos ?


A Argentina enfrentará a Jamaica no próximo amistoso e nesse jogo o "Técnico" Maradona atingirá a incrível marca de 102 jogadores convocados.


Entre os meio-campistas, já foram chamados a servir a Seleção albi-celeste o espantoso número de 41 jogadores desde que Maradona assumiu o comando do time.


Na lista de meio-campistas estão atletas como Vangioni (Newell´s), Blanco (Lanús), Ervitti (Banfield).


Não conheço nenhum desses jogadores, mas me questiono se estes seriam melhores ou iguais a D´Alessandro.


O que Maradona sabe a respeito de D´Alessandro para não convocá-lo tendo já chamado quase 50 atletas para as posições de meio de campo ?


Ou seríamos nós que sabemos de algo que Maradona desconhece ?


Há alguns dias, Dunga afirmou que se D´Alessandro tivesse nascido no Brasil, seria convocado para a Seleção Brasileira.


Será que Maradona convocaria Andrezinho se este fosse natural de Buenos Aires ou La Plata ?


Ou será que Dunga estava sendo apenas gentil com o gringo ?

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Uniformes e uniformes........

A cada dia aumenta a expectativa sobre a nova camisa do Inter.

Novos rumores surgiram, desmentindo a versão (horrível por sinal) que circulou pela Internet.

Por certo, apenas que não chegará aos pés do novo uniforme que a Umbro produziu para a Inglaterra, misturando conceitos de alta-costura com a tradição que requer uma camiseta para a Terra da Rainha.

O resultado foi de uma simplicidade impactante. Quem teve a oportunidade de manuseá-la, sentindo o tecido utilizado, ficou certamente ainda mais impressionado.



Bem mais perto de nós, em Buenos Aires, na nova camisa do Racing, seu patrocinador Master, o Banco Hipotecario, lançou uma nova campanha com um slogan mais ou menos assim: "Devolvemos a camisa ao Racing".

A idéia era patrocinar o clube sem expor a marca na sua camiseta, apenas explorando outros espaços e melhorando a imagem do banco perante os torcedores do clube de Avellaneda, que devem ter gostado de ver sua camisa limpa.


Bem que Reebok e Banrisul poderiam se espelhar na Umbro e no Banco Hipotecario para o futuro.

Ah.... tem a Tramontina também e a Unimed nos calções.....

É, não vai ser fácil.

Goleiro Reserva


Quarta-feira, foi possível conferir o jovem goleiro Muriel, boa parte da crônica esportiva considerou que ele fez uma boa apresentação, que foi seguro no gol e etc. Porém, só para contrariar, não gostei muito do que vi (claro que foi um jogo apenas e não vamos crucifíca-lo), pois o achei muito 'afobado' nas saídas de gol que houveram, pois em 2 saídas ele fez penalti, sendo que na primeira ele não precisava ter saído que nem um raio, pois havia a marcação do W.Mathias junto com o atacante e na segunda ele poderia ter se contido um pouco, pois foi com muita 'vontade' e acabou tocando no atacante (apesar do penalti não marcado).

Houve outro lance no primeiro tempo em que foi levantada uma bola na área e ele saiu dando soco na bola, onde poderia ter segurado a bola com firmeza, pois não havia ninguém por perto.

Bom, foi o jogo de 'estréia' do garoto, pode ter sido nervosismo e 'excesso de vontade', mas fico imaginando se o Inter chegar a uma semifinal de Libertadores e o Lauro estiver machucado, doente, expulso ou qualquer outra coisa do tipo e precisarmos por um guri na fogueira, ainda mais um que não esteja totalmente preparado, como será? Todos lembram do Marcelo Boeck em 2006, no jogo de ida contra a LDU, em que crucificaram o garoto pelo gol que tomou lá.

Enfim, o Inter tem 2 carências importantes em seu plantel, falta um goleiro confiável e um atacante matador (esperamos queo Kleber P. seja aquele da época boa no Santos e México) !!

A Libertadores começa para o colorado em 18 dias !!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010


É ótimo vencer Gre-Nal. Com certeza.

E, apesar da precariedade do gramado do Colosso da Lagoa, o jogo foi bastante movimentado e bom de se ver. É verdade.

Mas a possibilidade de que tenhamos 6 clássicos esse ano, somado ao fato de que esse primeiro jogo foi realizado muito cedo e que não tem importância qualquer para o desfecho do campeonato, tornam evidente que estão desvalorizando o produto.

É a lei da Oferta e Demanda. O Gre-Nal é a cereja do bolo do futebol gaúcho. Se colocarem mais cerejas que bolo, a frutinha doce perde seu valor no contexto da sobremesa.

O maior clássico do Rio Grande do Sul deveria ser disputado apenas na final do Campeonato regional. Ah ! Mas corre-se o risco de não termos Gre-Nal no Gauchão inteiro.

Nesse caso azar do Noveletto. Pois teríamos pelo menos dois pelo Campeonato Nacional. Aí sim, valendo algo de importante.