segunda-feira, 13 de abril de 2009

Sobre planejamento e prioridade

Tenho lido e ouvido, principalmente de fontes vindas do centro do país, que o Grêmio errou ao não dar o apoio necessário a Celso Roth quando este indicou que o Gauchão não era prioridade e que o planejamento contemplava dedicação integral à Copa Libertadores.
Li inclusive que o Grêmio deveria fazer como o Arsenal, que joga com um time de aspirantes a Copa da Liga Inglesa. Poderiam citar também o Manchester United, o Barcelona, o Chelsea, o Liverpool.... enfim, qualquer clube ou time grande da Europa, pois todos repetem essa mesma fórmula.
Até aí tudo bem. Eu também entendo que o Gauchão não deve ser prioridade nem para o Inter nem para o Grêmio. A Copa do Brasil e a Libertadores são as principais competições do primeiro semestre.
Mas a última frase do parágrafo acima esconde um detalhe, e o diabo adora os detalhes. O fato é que, ao contrário da realidade européia, no Brasil quem joga a Libertadores não participa da Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro começa bem mais tarde.
Lá na Inglaterra, o Arsenal escala os reservas na Copa da Liga porque prioriza o Campeonato Inglês e a Champions League, lembrando que também tem a Copa da Inglaterra. Todas essas competições co-existem ao mesmo tempo e os clubes grandes participam de todas.
Aqui não. Portanto, o Grêmio fez e faz certo ao priorizar a Libertadores, mas fez muito errado ao não colocar os caras em mais jogos pois o calendário estava folgado no início, ou no Campeonato Brasileiro, os tricolores jogarão apenas uma das rodadas da semana com a equipe titular ?
Mas o que me irrita é o discurso pronto dos neo-modernos da imprensa que defendem que os campeonatos estaduais devem ser subjugados a qualquer preço, sob quaisquer condições.
Chegará um dia em que os campeonatos estaduais do Brasil serão reduzidos ao seu tamanho real e que o calendário do futebol brasileiro seguirá alguma lógica. Nesse dia, a imprensa neo-moderna do centro do país será feliz, pois os grandes clubes colocarão seus aspirantes para ganhar dos valorosos São José, Guaratinguetá e Americano.
Nesse dia eu também serei feliz, pois meu clube do coração, o Internacional, poderá inserir-se na conjuntura mundial do futebol, agregando simpatizantes nos quatro cantos desse planeta, elevando suas receitas e trazendo o astro do futebol europeu para vestir o manto rubro.Mas nesse dia, Celso Roth e outros professores como ele, estarão tristes, pois não haverá moleza, já jogarão com os suplentes no Estadual e vão querer fazer o mesmo com a Copa do Brasil e Brasileirão, pois a prioridade é a Libertadores !

Nenhum comentário:

Postar um comentário