segunda-feira, 12 de julho de 2010

Polvo, vuvuzelas e Jabulani...



Até que a Copa de 2010 foi boa, não foi excelente, mas foi boa se comparada com a de 2006 (que foi tenebrosa).

Não houve espetáculo, mas aconteceram bons jogos (principalmente na fase do mata-mata), jogos emocionantes, menos pelo nível técnico em si, mas mais pela vontade das equipes em correr atrás dos resultados.

O Brasil, era a 'crônica de uma morte anunciada', todos sabiamos que o grupo que o Dunga levou não era muito promissor, os jogadores que deveriam ser expoentes técnicos da seleção brasileira não estavam bem (Kaka e Robinho) e não possuem aquela aura de ser 'o protagonista' do time e o resto dos jogadores são no máximo de mediano para bom (com muito esforço). A culpa pelo 'fracasso' da seleção não é só do Dunga (em grande parte é) mas a geração atual de jogadores brasileiros não é tão boa quanto a geração passada/retrasada (1998-2002-2006) somando-se a isso o fato de irmos para a copa sem treinador de ofício, deu no que deu.

Para a Argentina faltou treinador mesmo, pois time tinha (com exceção da zaga), mas nada que um treinador de verdade não desse um jeito, foi o que faltou a Argentina.

O Uruguai foi a revelação dessa copa, recuperou sua estigma da celeste e a garra charrúa onde podemos esperar de tudo do time, foi até o limite e foi bem. Grande jogador o Diego Forlan, merecida escolha como sendo o craque da Copa.

A Alemanha, para mim, foi a que apresentou um futebol melhor(mas nem tanto) que as outras seleções. Uma seleção jovem com um ótimo toque de bola e com individualidades que prometem muito no futuro, para essa copa que passou faltou maturidade para a gurizada.

A Holanda veio com um futebol objetivo, sem muita frescura com 2 jogadores que fizeram toda a diferença na laranja Sneijder e Robben. Acredito que sem eles a Laranja não teria chegado até a final.

A Espanha mostrou um futebol com muito toque de bola, mas com pouca objetividade. Ouvi e li muitos comentarem que o futebol da Espanha é ofensivo, joga pra frente e etc, mas foi campeã com apenas 8 gols feitos em toda copa (7 jogos) e na verdade a seleção joga para os lados, claro que possui jogadores bons que em conjunto fizeram toda a diferença em relação aos seus adversários, mas também não chegou a encantar em momento algum, mas isso tudo não desmerece o título da Espanha, que fez a 'lição' de casa e foi ganhando quando precisava.


Três coisas foram 'espetaculares' na Copa 2010:
  1. O Polvo Paul: não errou um palpite, coisa de louco isso.
  2. A transmissão: as transmissões deram um show de imagens e detalhes nunca antes visto, viamos a Jabulani de tudo que é jeito e ângulo.
  3. Os erros de arbitragem: muitos jogos foram comprometidos por erros escandalosos de arbitragem, inclusive na final. Para variar a FIFA não vai fazer nada a respeito para melhorar isso.
No fim a Copa teve mais pontos positivos do que negativos e agora é esperar para ver o que vai acontecer no Brasil nos próximos 4 anos(medo...).

P.S: Espero que não apareçam vuvuzelas nos estádios brasileiros!



Nenhum comentário:

Postar um comentário