segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Assassinaram a camisa do Santos


Assim como aconteceu com o Corinthians em 2009, quando a contratação de Ronaldo serviu de pretexto para o assassinato do uniforme do clube paulista, esse ano é a vez do Santos, de Robinho.


O simpático Panda da WWF estava mal organizado na camisa santista, mas combinava com o contexto preto e branco do clube. Porém, com a chegada do “Rei da Pedalada”, o Alvi-negro praiano extinguiu o ursinho de sua camiseta para enumerar marcas com uma diagramação nada interessante.


No lugar do Panda, um outdoor colorido da Visa e nas mangas um Netshoes repetido na frente e atrás, para que ninguém tenha dúvida de qual marca se está expondo.


Mas o grande momento do dia ficou por conta do calção santista, que estampou um grande LUPO (a marca das cuecas) na parte da frente, quase maior que o tamanho da própria peça.


Esse acúmulo de exposições nas camisas de futebol pode parecer uma grande jogada no curto prazo, mas em um horizonte mais longo, desvaloriza a todos.


As marcas não são notadas como deveriam pois estão competindo entre si, o clube desvaloriza seu principal “espaço de publicidade” e até mesmo os “grandes astros”, os jogadores, que recebem grande parte dos seus vencimentos na forma de “direitos de imagem”, mas que reduzem o valor do mesmo ao expor muitas marcas simultaneamente.


Não por acaso que a UEFA e a FIFA, nas competições que organizam, tratam de “pôr ordem na casa”, reduzindo o número de patrocinadores para apenas um além do fornecedor de material esportivo.


É claro que deve-se levar em conta a diferença entre o poder aquisitivo da população européia em relação à população latino-americana, mas com certeza, essa seleção feita na Europa está diretamente relacionada ao preço que se paga para se estampar uma marca em um clube europeu, que é muitas vezes superior ao que se paga no Brasil.


Quanto ao Inter, pouco a pouco caminhamos na mesma direção. Reclamamos muito do Banrisul, mas devemos agradecer ao céu por este ainda respeitar um enquadramento mínimo na camisa do colorado.


Em meados do ano passado, cogitou-se que a Operadora de Telefonia “Oi” poderia ser a nova patrocinadora “Master” do Inter. Olhando a Logomarca desta empresa, não fica difícil imaginar como ficaria o uniforme alvi-rubro....


Porém, aquela Unimed sendo exposta nos glúteos dos atletas, de tamanho mau gosto, parece até mesmo querer dizer o que a empresa quer dos seus clientes.....

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