quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Mentalidade Vencedora


Ainda não perdi completamente as esperanças de que o Inter conquiste o título do Campeonato Brasileiro, muito mais pelo que vejo no Palmeiras e no São Paulo, do que pelas atuações do próprio colorado.


Porém, é preciso ser consciente das verdadeiras chances do Internacional nessa edição do Brasileirão, excelentes para conquista de uma vaga na Libertadores, remotas quanto ao título.

Mas o que mais dói é ver que esse campeonato estava ao alcance do colorado, que não teve grandeza de assumir a condição de grande favorito e, assim como já ocorrera em 2005 e 2006, fraquejou nos momentos mais importantes.


Ok. Muitos dirão que fraquejamos mesmo em 2007 e 2008, mas o ponto no qual me refiro é a personalidade de campeão, pois nos últimos dois anos a gestão do clube não foi sequer capaz de montar um grupo para disputar o título.


Já no biênio 2005 e 2006, o clube fracassou nos momentos-chave dos campeonatos, resultando em dois vice-campeonatos, que pelas circustâncias, nos levou a debitar em terceiros nossos erros, mascarando as dificuldades do próprio clube.


Em 2005, culpamos Zveiter e Márcio Resende de Freitas, mas também temos que ter auto-crítica e enxergar que perdemos pontos preciosos contra Juventude e Coritiba, este último já rebaixado na última rodada. O time do Corinthians fez um grande esforço para perder aquele título, mas o Inter fez mais.


No anos de 2006 estávamos anestesiados pela conquista da Libertadores da América e com as perspectivas criadas pelo Mundial, mas ainda assim, disputamos o título até bem perto do seu fim e não podemos esquecer das derrotas para São Paulo e Paraná Clube, jogos decisivos em que o Inter sucumbiu.

Nesse ano, colecionamos mais jogos decisivos sem sucesso. O Cruzeiro no Beira-Rio era para assumir a liderança, e o time, apático, perdeu.

Ser derrotado pelo Palmeiras, líder do Campeonato, no Palestra Itália, pode ser considerado um resultado normal para qualquer time, menos para aquele que almeja suplantar o alvi-verde de sua posição, caso do Inter esse ano. O que se viu naquele confronto? Uma equipe que aceitou ser pressionada, até sofrer dois gols e, somente depois disso, buscou agredir o adversário.


A qualidade técnica do grupo de jogadores não se discute. Pode-se discordar quanto ao rótulo de melhor plantel do Brasil, mas não de que se trata de um dos melhores. O problema, portanto, não está no quesito técnico, está na estrutura do clube, no discurso e na mentalidade dos dirigentes, que não estão passando para a o Departamento de Futebol um espírito vencedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário