terça-feira, 6 de outubro de 2009

Tempo Perdido


As possibilidades de título brasileiro escorreram pelas mãos coloradas nesse ano e o Palmeiras mostrou no fim de semana que será o Campeão, com justiça.


A continuidade do sistema de pontos corridos escancara o poder econômico do Estado de São Paulo e liga um alerta para Grêmio e Inter. Os dois principais clubes do sul do país correm contra o tempo para se firmar entre os grandes do Brasil para as próximas décadas.


Explico melhor. Com o título do Palmeiras e a possível segunda colocação para o São Paulo, estes dois poderosos clubes do centro do país mostram que, juntamente com o Corinthians, dominarão os títulos brasileiros dos próximos anos, a exemplo do que acontece na Inglaterra (Man. United, Arsenal, Liverpool e Chelsea), na Itália (Milan, Inter e Juventus), na Espanha (Barcelona e Real Madrid) e demais países europeus.


Portanto, os três paulistas têm tudo para se tornarem o trio de ferro brasileiro (a exemplo da Itália). Cabe a Inter, Grêmio, Cruzeiro e Flamengo mais uma ou duas vagas nesse rol, ou talvez, nos tornemos apenas clubes periféricos, que ganham títulos eventualmente, como um Valência na Espanha ou uma Roma na Itália.


O efeito no longo prazo de tamanha diferença começa a ser observado no orçamento dos clubes e, com o tempo, é possível que não exista possibilidade de se lutar em igualdade de condições contra esse trio de ferro. De certa forma, isso já ocorre (vide os casos de Miranda, Dagoberto, J. Wagner, jogadores 'abduzidos' pelo poder financeiro do São Paulo).


Uma das metas de Fernando Carvalho, ao assumir o clube em 2002 era de torná-lo o maior da América. Para que isso ocorra, faz-se obrigatório que o Inter esteja todos os anos na Libertadores(se posicione entre os quatro primeiros do Brasileiro, sempre) e que, ao menos duas vezes por década, conquiste o título do Certame Nacional.


O Internacional, ao se organizar mais rápido que a maioria dos clubes brasileiros, atingiu uma privilegiada condição financeira, capaz de manter-se entre os maiores investimentos em futebol do país. No entanto, os resultados têm ficado abaixo da expectativa e os demais clubes já começam a se adequar a realidade, diminuindo paulatinamente a diferença, em termos de organização, para o colorado.


Portanto, o triênio 2007-2008-2009 está se mostrando um tempo perdido para o Inter, que ao não saber se aproveitar de sua melhor condição financeira, perde competitividade para os clubes do centro do país.


Nesse sentido, conquistar uma vaga na Copa Libertadores de 2010 é uma questão de urgência para o Inter, visando não apenas o ano que vem, mas a próxima década do clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário