segunda-feira, 15 de junho de 2009

Resumo da 6ª Rodada do Campeonato Brasileiro


Passadas seis rodadas do Campeonato Brasileiro, equivalente a pouco mais de 15% do total, seguem alguns dados interessantes do que ocorreu até aqui:

- Atlético Mineiro e Internacional possuem o melhor aproveitamento do campeonato com 78% dos pontos conquistados;
- Atlético Mineiro e Santos possuem o melhor ataque da competição, com 14 gols marcados cada;
- O Atlético-MG apresenta o melhor saldo de gols da competição, com 9 gols;
- O Internacional tem a defesa menos vasada, com apenas 2 gols sofridos, e o segundo melhor saldo de gols;
- Flamengo, Coritiba e Atlético-PR têm as piores defesas do campeonato até aqui, com 13 gols sofridos cada;
- Flamengo e Atlético-PR têm também os piores saldos de gols, com -7 na conta de cada um deles;

Interessante também é reparar nos adversários de cada equipe, pois se considerarmos o grupo com Internacional, Cruzeiro, Corinthians, Grêmio, São Paulo Palmeiras e Flamengo como candidatos ao títulos, veremos que apenas Internacional, Cruzeiro e Palmeiras tiveram três destes mesmos clubes como adversários até aqui, sendo que os Palestras mineiro e paulista jogaram duas dessas em casa contra apenas uma dos gaúchos.
Dentre os outros clubes apontados aqui como favoritos, o Grêmio ainda não jogou contra nenhum deles, o São Paulo contra dois e Flamengo e Corinthians contra apenas um.
Considerando-se ainda o Atlético-MG como outsider, dentre os favoritos, o Galo Mineiro jogou apenas contra o Grêmio, e em casa.
Pensando agora nos Clubes que possivelmente estarão brigando contra o rebaixamento no final do Campeonato Brasileiro, e nos confrontos dos favoritos ao título contra esses clubes menos qualificados, temos que:
Os clubes que, acredito, estarão brigando contra o rebaixamento em dezembro são: Avaí, Náutico, Atlético-PR, Barueri, Botafogo e Santo André.
Dentre os clubes favoritos e mais o outsider Atlético Mineiro, novamente aparecem apenas Internacional, Cruzeiro e Palmeiras como os que menos clubes fracos enfrentaram (apenas uma vez), sendo que o Atlético-MG já enfrentou quatro dos seis postulante à parte de baixo da tabela. Flamengo e São Paulo já enfrentaram três deles e Corinthians e Grêmio, apenas dois.
Na reta final do campeonato, essas contas poderão parecer absurdas. O Atlético-PR, por exemplo, pode recuperar-se e passar a competir por vaga na sul-americana ou ainda algo mais, mas no atual momento, dado o que as equipes estão mostrando, os favoritos ao Título, à Libertadores e ao rebaixamento não devem fugir do que foi apresentado aqui.Nesse sentido, é interessante notar como a tabela foi difícil nessa arrancada para Internacional, Cruzeiro e Palmeiras e que foi “mais fácil” para Atlético-MG, Flamengo e São Paulo, o que valoriza ainda mais a diferença de pontos construída pelo Inter em relação aos outros favoritos e nos leva a prestar mais atenção ao Palmeiras de Luxemburgo, que já aparece em terceiro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário