segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A metade cheia do copo


Enfim, acabou mais um Campeonato Brasileiro e o Internacional chegou novamente em segundo lugar.


A torcida em geral está bastante frustrada com esse resultado mas se observarmos que, em cinco anos, o nosso Colorado foi três vezes vice-campeão brasileiro, vice-campeão da Copa do Brasil, campeão da Libertadores, do Mundial, da Recopa e da Sul-Americana, concluímos que o clube está firmado entre as maiores potências do país.


Há ainda uma forte corrente da torcida e da opinião pública que responsabiliza a política de vendas de jogadores pela perda desse título, mas quando se olha para os lados, nossos pares dão exemplos de que a manutenção de grandes jogadores no elenco não é garantia de títulos, a não ser títulos de dívida.


Vejamos nosso tradicional co-irmão. Não se pode dizer que não houve investimento dos gremistas no departamento de futebol. Mesmo com as finanças seriamente debilitadas, os tricolores tirararam a mão do bolso e investiram forte em Paulo Autuori, Rochemback, Maxi Lopez e outros menos votados. Sem Libertadores e com uma dívida alta, o Grêmio terá cada ano mais dificuldades se mantiver investimento alto sem resultados (que continue !).


Palmeiras e Atlético-MG são exemplos ainda mais evidentes. O Palestra Itália achou que investindo meio milhão por mês em Muricy Ramalho, não vendendo nenhum jogador do seu grupo e ainda trazendo Vagner Love por mais meio milhão mensais, ganharia o título. Nem Libertadores pegou e agora, quem vai pagar a conta ? E o presidente ainda é economista !


O Atlético-MG também foi seduzido pelo canto da sereia. Ao ver a possibilidade de título, trouxe Ricardinho, Correia e Renteria e também nem Libertadores veio. O Galo se endividou ainda mais do que já estava e, com isso, apenas piora as condições de montar um grupo competitivo em 2010.


Fazendo um exercício de imaginação, tentemos reconstituir o passado recente, com Nilmar e Magrão no grupo do Inter. O colorado poderia ter se sagrado campeão brasileiro, mas para o ano de 2010, o Internacional se ressentiria desses dois atletas que sairiam em julho, de graça.


Caso isso acontecesse, o Inter teria que cobrir os investidores lesados nessas operações e por isso, não teria recursos para investir em substitutos e outros reforços.


Portanto, mesmo sem o título, o Inter está entre os mais vencedores clubes brasileiros da década e ainda possuí uma administração financeira saudável, que proporciona a continuidade desse crescimento. Apenas Cruzeiro e São Paulo estão no mesmo patamar do Inter nesse momento.


Isso é olhar para a metade cheia do copo. É ter a certeza de que nosso clube estará disputando títulos todos os anos e que, assim como em 2009 não deu, no futuro dará. Mas só dará se o Inter se mantiver permanentemente na disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário