segunda-feira, 31 de agosto de 2009

As Finanças clubísticas e o clubismo


Na Sexta-feira passada, dia 28/08, li a notícia de que o Palmeiras acertara a contratação de Vagner Love.


O jogador, para os níveis atuais do futebol brasileiro, acrescentará muito para o alvi-verde paulista que, com certeza, disputará o título até a última rodada com São Paulo e, espero, o Internacional.


Mas chama atenção também que um clube que não possuí uma renda mensal significativa com programa de sócios e que não tenha feito nenhuma grande venda de jogadores nos últimos anos consiga fazer tantos altos investimentos no futebol, pois além do centro-avante recém-contratado, há poucos dias trouxe para sua casamata Muricy Ramalho por um salário bastante generoso.

O fato de Belluzzo, presidente do Palmeiras, ser economista respeitado, indica duas coisas: 1) que o clubismo fala mais alto mesmo em pessoas com vasta formação; e/ou 2) que a teoria não tem nada a ver com a prática.

Há pouco tempo, o presidente do Palestra defendeu uma esdrúxula idéia de implantar um teto para os gastos dos clubes com o futebol e depois disso dá duas tacadas que rasgam qualquer diretriz nesse sentido.

Também é intrigante observar que boa parte da imprensa elogiou Belluzzo pela contratação, pelo fato deste ter cumprido com a promessa de trazer Love para o Parque Antártica e fizeram vista grossa para a questão financeira, sendo essa, dada a origem do presidente e a situação falimentar do futebol brasileiro, uma questão vital.

Não sou um grande conhecedor das finanças palmeirenses e tenho presente que o Palestra possuí maior receita com Direitos de Televisão e Licenciamentos, quando comparados ao Internacional, por exemplo. Mas ainda assim, as vendas recentes de jogadores do colorado fazem superar, de longe, a receita do Palmeiras e, no entanto, ao se ver os investimentos dos paulistas no futebol, estes parecem ser bastante superior ao colorado.

Dentro de campo, o Palmeiras se enquadra como um dos principais postulantes ao título brasileiro, mas fora das quatro linhas, pode estar se armando para, num futuro próximo, reviver as experiências que teve na segunda divisão. Será um preço justo para a conquista de um campeonato ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário