quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Cuidado com o "Botafogueamento" do Inter


O Inter jogou bem, é verdade. Poderia ter vencido a partida, mas o resultado negativo não pode ser creditado somente à atuação dos bandeirinhas. Com isso, apenas corremos o risco de repetirmos os erros do Botafogo há dois anos atrás.

Quando disputava a liderança do Campeonato Brasileiro de 2007, o alvi-negro carioca foi prejudicado em duas ou três partidas próximas umas das outras e a diretoria e boa parte da torcida começou a enxergar um complô contra seu time.

Como os erros de arbitragem ocorrem quase sempre para todos os lados, a reclamação justa levada ao exagero causou perda da razão, motivo de chacota dos adversários e, principalmente, desvio de foco.

Depois desses acontecimentos, o Botafogo acabou caindo na tabela e encerrou o campeonato em posição intermediária. Mas, principalmente, a imagem do clube carioca ficou arranhada, pois todos passaram a enxergar no Botafogo aquele estereótipo do cara que reclama de tudo, como se a culpa por seus problemas estivesse nos outros e não em si.

A entrevista pós-jogo de Fernando Carvalho foi positiva nesse aspecto, pois o atual vice de futebol buscou salientar os erros do trio de arbitragem do jogo de ontem, sem contudo reclamar ou responsabilizar esse fator à derrota. Tite, no entanto chorou bem mais e até se entende, pois o técnico vive sob pressão, especialmente o nosso.

Mas o que se viu da partida foi um time do Inter bem mais movediço no meio de campo, especialmente por causa de Giuliano, que deu uma vivacidade a esse setor como não se via há algum tempo. Porém, a "tosquidão" dos nossos laterais, a ineficiência de Bolaños, o excesso de erros de arremates, principalmente de Alecsandro e, o exagero de "toquinhos-de-classe" de Sandro, foram os maiores motivadores da derrota.

Embora o Inter tenha apresentado um futebol interessante e envolvente com a bola, durante toda a partida jogou mal sem a pelota, pois foi incapaz de conter os contra-ataques e o toque de bola dos Corinthianos.

A simples alteração de Magrão por Giuliano deu ao time uma boa esperança, mostrando que temos potencial, mas urge mudanças nas laterais e qualificação na frente. Vamos esperar por Edu e que Fernando Carvalho, embora não admita publicamente, esteja trabalhando para buscar soluções para a lateral-direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário