segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Equilíbrio


Quase encerrado o primeiro turno do campeonato Brasileiro e o Internacional apresenta uma campanha equilibrada até o momento.

O Colorado apresenta, por pontos, a sexta melhor campanha como Mandante, sendo a segunda por aproveitamento.

Fora de casa, o Inter é o quarto por pontos e por aproveitamento.

Dentre os primeiros colocados, apenas Palmeiras e São Paulo possuem o mesmo equilíbro entre as campanhas como Mandante e Visitante.

Além disso, o Alvi-rubro apresenta uma relação 60%/40% tanto na pontuação como no quesito gols feitos e sofridos. O que quer dizer com isso ? Que o Inter ganhou pouco mais de 60% do total de seus pontos dentro de casa e quase 40% fora de casa. Nosso time fez 61% dos gols em casa e 39% fora e sofreu 65% dos gols fora contra 35% no Beira-Rio.

Já o Palmeiras apresenta nessas relações quase 50%/50%, o que indica que não é tão bom em casa, mas é mais eficiente fora.

O São Paulo, por outro lado, tem uma campanha bastante parecida com a do Inter.

Isso indica que esses três times devem mesmo brigar até o final pelo título.

Clubes como Goiás, Grêmio e Atlético-MG possuem campanhas muito desiguais entre suas casas e fora delas, fato que funciona como limitador de seus potenciais.

O Grêmio é notório nesse caso, pois fez apenas 7% dos seus pontos fora de casa, além de 85% dos seus gols terem sido feitos no Olímpico.

Já com o Goiás ocorre o oposto, com o time Goiano bem fora de casa (melhor campanha), mas fraco dentro do Serra Dourada (apenas a 11ª Campanha). Embora nesse caso, o time alvi-verde apresente uma relação 50%/50% dos pontos de casa e fora, a irregularidade como Mandante tem sido a sua principal fraqueza.

O Atlético-MG mostra-se muito parecido com o Goiás, dado que tem boa campanha fora de casa, mas no Mineirão é apenas a 9ª Campanha. Dessa forma, o equilíbrio na relação casa/fora é puxa para baixo a campanha como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário