terça-feira, 18 de agosto de 2009


Corria o mês de dezembro do ano de 2008. O Campeonato Holandês estava bastante disputado. O AZ Alkmaar, de Louis Van Gaal, possuía uma boa vantagem, mas o Ajax ainda sonhava com o título que não via desde 2004 e lutava com PSV e Twente por, ao menos, um lugar na próxima Champions League.
Eis que o clube de Amsterdam, naquele momento, não consegue segurar seu principal atacante, o holandês Klaas-Jan Huntelaar. Conhecido como a principal promessa holandesa para o ataque, o substituto de Van Nistelrooy acaba vendido para o Real Madrid.
Mais cinco meses se passaram e o Campeonato Holandês de 2008-2009 acabou com o surpreendente AZ sagrando-se campeão e com o mais surpreendente ainda Twente como vice-campeão. O Ajax, o maior e mais poderoso clube de futebol da Holanda, alijado de seu principal atacante em meio a disputa, encerrou a competição em uma decepcionante terceira colocação.
O mesmo já havia ocorrido com Van der Vaart e Wesley Sneijder, em edições anteriores do Campeonato Holandês, assim como com outros jogadores que se destacaram no prórpio AZ, no PSV, no Feyenoord, no Twente.
A saída de bons jogadores também ocorre no Campeonato Português e em todos os países periféricos da Europa, dado o poderio econômico de Espanha, Inglaterra e Itália.
Na Holanda, em Portugal e nos demais países europeus periféricos, o calendário está adequado ao Inglês, Espanhol e Italiano, mas não impede que ocorra o êxodo de bons jogadores em meio aos campeonatos.
Aqui no Brasil, se pudéssemos imaginar o Campeonato Brasileiro sendo disputado no mesmo calendário Europeu, teríamos o campeão da temporada 2008-2009 sendo decidido em julho passado e o Inter teria perdido Edinho e, principalmente Alex, nosso melhor jogador à época, na metade da competição, evidenciando que o problema não está no calendário, mas na economia.
Dada a realidade econômica vivida pelo Brasil e mais especificamente, pelos clubes brasileiros, é improvável que consigamos alterar o cenário atual, mesmo com a mudança de calendário. Porém, caso sejam corrigidos alguns pontos, principalmente dando condição aos clubes de participar de excursões de pré-temporada e suspendendo as competições em datas FIFA, é bastante possível que paremos de perder jogadores para mercados menores como a Turquia, a Ucrânia, a Rússia e até mesmo Portugal e Holanda.
Mas para isso, não precisamos mudar nossas estações, basta alongarmos o campeonato por todo o ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário