segunda-feira, 27 de julho de 2009

O Inter e a tabela


Enquanto penso no que pode ter acontecido de tão grave para o time simplesmente parar de jogar, analiso a tabela do Campeonato e fico feliz por ainda estarmos no páreo, apesar de termos conquistado apenas 1 ponto dos últimos nove disputados.


- O Internacional, que apresentava a melhor defesa da competição até a 11ª rodada, caiu para a 6ª posição entre as retaguardas mais seguras, o que pode ser um bom indício para explicar a crise vivida pelo time.


- Já o ataque, é bom que se ressalve, estava na 10ª colocação na 10ª rodada e agora já figura na 6ª posição.


- O que se depreende desses dois dados é que: Nas primeiras rodadas, o Inter se caracterizava por ser um time de defesa forte e ataque razoável. Agora, ao se olhar para os números colorados, verifica-se que o Inter é um time de defesa e ataque razoáveis apenas.


- Com o resultado negativo para o Botafogo, o Internacional já tem quatro derrotas no campeonato. Isso significa que a margem para novas derrotas está acabando, pois todos os campeões do Brasileiro, desde que o mesmo começou a ser disputado por pontos corridos, não perderam mais do que 11 vezes (sendo que esse "recorde" pertence ao Santos, em um campeonato disputado por 46 jogos, contra 38 jogos atuais).


- Os recordes recentes dos campeonatos por pontos corridos com vinte participantes, indicam um máximo de 7 derrotas (marca do São Paulo de 2007).


- A média de aproveitamento dos clubes campeões, desde 2003, é de 67,18%. Isso significa que o Internacional precisaria vencer todos os 5 jogos restantes para alcançar esse aproveitamento ao final do primeiro turno.


- Se tirarmos da conta o aproveitamento do Cruzeiro de 2003 (72,4%), que foi o melhor de todos, e o do Corinthians de 2005 (64,3%) que foi o pior, a média de aproveitamento dos clubes campeões, desde 2003, ficaria em 66,60%. Ainda assim, somente com cinco vitórias, o Internacional fecharia o primeiro turno nessa condição.


- Mas o importante não é ganhar o turno, mas sim o campeonato. Não se pode perder isso de vista. Em 2005, o Internacional rondava o meio da tabela ao final do primeiro turno e mesmo assim, chegou em dezembro, disputando o título que não ganhou, entre outros motivos, pelo "Zveitasso" . Em 2008, lembremos o que aconteceu com o co-irmão e o São Paulo. O tricolor paulista estava no meio da tabela ao final do primeiro turno e acabou conquistando o título em cima do Grêmio que, disparava entre julho/agosto.


- Portanto, temos todo o direito de ficar com os cabelos em pé, mas também temos o direito de estarmos calmos nesses dias de crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário