terça-feira, 14 de julho de 2009

O enigma do Losango


Vou dar o meu pitaco na crise do Inter.

O principal problema está no meio de campo. Tite inaugurou o esquema do losango em um jogo do Campeonato Brasileiro do ano passado, contra o Botafogo, no Engenhão, quando vencemos por 2x1.

Tite chegou a essa configuração tática após mexer e re-mexer no time, tentando fazer jogar a maioria dos figurões que transitavam pelo Beira-Rio naquela época. Magrão, Edinho, Alex, Bolívar, Nilmar, Guiñazu, Daniel Carvalho, Marcão e D´Alessandro, pelo currículo que ostentavam, pela liderança dentro do campo, ou ambos, não podiam esquentar o banco.

Após o episódio Magrão (não esqueçamos disso tão cedo), quando o volante deu lugar à Andrezinho às vésperas do jogo contra o Ipatinga e alguns dias depois, fez um gol e comemorou em tom de desabafo com Bolívar (na época, excluído), Tite percebeu que não poderia mexer com os "donos do vestiário" e arranjou um esquema que protejesse a deficiência física de Magrão, a mobilidade excessíva de Guiñazu, a tosquice do Bolívar e do Marcão, entre outros problemas.

A questão é que, na época tínhamos Alex, que resolveu muitos jogos com arremates de longa distância (lembremos do Boca), tínhamos Edinho, que apesar de sua ruindade, era quase um terceiro zagueiro, à frente da zaga e tínhamos Marcão, que defendia melhor que os laterais atuais e atacava na base da vontade, mas atacava.

Como o Inter continua sem solução ofensiva pelas laterais do campo, talvez o losango continue sendo uma boa alternativa, mas Magrão está atuando muito abaixo do sofrível e pela característica do meio campo colorado, em que os três meias mais defensivos devem atacar e defender com regularidade e eficiência, quando um deles fica abaixo da média, o setor inteiro perde e, como o meio de campo é o coração de um time de futebol, perde o ataque e a defesa.

Aí entra Tite que, talvez, esteja se sentido pressionado pela falta de alternativas pois se sacar Magrão, perde a aliança do "comando paralelo" (se já não perdeu), se não retirar o jogador do time, perde consistência e, em conseqüência, os jogos . Talvez o que o nosso treinador esteja fazendo nesse momento é rezar para que Magrão volte a jogar razoavelmente, para que assim, o sistema volte a funcionar, e as vitórias reapareçam.

Rezemos junto !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário