sexta-feira, 31 de julho de 2009

Por um calendário mais inteligente


O Boca Juniors jogou um torneio amistoso contra Bayern, Milan e Manchester United.

A LDU jogou torneio amistoso contra o Real Madrid, em uma copa que contava ainda com Al-Ahly e outros mais.

O River Plate anda lá pelos Estados Unidos....

Os principais clubes da América do Sul passeiam pelo mundo, participando de torneios amistosos, valorizando suas marcas, arrecadando cachês elevados, reduzindo a necessidade de venda de jogadores e, mesmo que isso ocorra, será ANTES do início das principais competições nacionais.

Enquanto isso, aqui no Brasil, o Inter precisará atrasar-se em dois jogos do Campeonato Brasileiro para disputar a Copa Suruga.

Antes disso, Cruzeiro e Botafogo já ficaram uma rodada atrasados por conta da final da Libertadores entre o clube mineiro e o Estudiantes.....

E tem mais. Nilmar já saiu com apenas 14 rodadas disputadas. O mesmo aconteceu no Corinthians, com André Santos e Cristian e acontecerá em tantos outros clubes nessa mesma edição do Campeonato Brasileiro.

Será possível que não conseguimos enxergar o dano que esse deslocamento de calendário causa em nossos clubes ?

Já passou a hora de ajustarmos nossas competições ao calendário europeu. Mesmo que existam diferenças culturais e até mesmo de clima (já que a pausa mais importante do calendário se dá em julho, quando é verão na Europa).

Mas é claro que não adianta disputar a Copa da Paz, em Madrid, querendo ganhar a qualquer custo, fazendo preparação específica para a disputa do torneio, como fez o Inter em relação à Copa Dubai.

Esses torneios servem de preparação, como uma espécie de aquecimento para o que realmente importa. É mais para aparecer, para valorizar a marca, para "vender um espetáculo".

Um dia chegamos lá....

Nenhum comentário:

Postar um comentário