segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Eu quero um Pit-bull


O Internacional alcançou sua sexta derrota no Campeonato Brasileiro e, com isso, vai vendo cada vez mais distante a condição de disputar o título.


Nesse mar de desapontamentos, jogadores tidos como bons, ótimos, são agora fracos e incapazes de vestir o manto sagrado.

Talvez seja justamente o contrário.


O Inter foi vice campeão do Zveitaço/05 e campeão brasileiro/05 com Edmílson (ex-15 de Campo Bom) como reserva de Gavillán na função de primeiro volante e Ediglê como reserva na zaga.


Com Vargas e depois Rubens Cardoso, o colorado foi campeão mundial, gol de Gabiru.

Seria Danny Moraes pior que Ediglê ? Seria Glaydison pior que Edmílson ? Seria a dupla Kléber/Marcelo Cordeiro pior que a dupla Vargas / Rubens Cardoso ? Seria Andrezinho pior que Gabiru ?


Existem muitos outros exemplos de times que foram longe nas competições que disputaram mesmo com qualidade duvidosa do grupo de jogadores. Ou o Avaí e o Goiás tem um grupo melhor que o do Inter ?


Mas a suposta qualidade do Inter faz mal ao time. A qualificação dos atletas de meio campo do Inter, com Sandro, Guiñazú, Giuliano (Magrão) e Andrezinho (D´Alessandro) abre muito o time e deixa os zagueiros expostos. Nem Beckenbauer se salva com a liberdade que os adversários chegam ao gol do Inter.


Sandro é, sem dúvida, uma grande promessa. Será um grande volante. Jogará nos maiores clubes da Europa e terá muito sucesso nessa posição, mas aqui no Inter não pode ser o primeiro homem do meio de campo.

Os clubes têm estilos de jogo históricos. Mudam-se técnicos, mudam-se os jogadores e, mais ou menos mantém-se uma forma de jogar. O Flamengo tem toque de bola, o Manchester United tem objetividade, a zaga do Barcelona sempre é fraca.

No Rio Grande do Sul se joga com um volante protejendo a zaga. Sempre foi assim e quando não foi, os times sucumbiram. Tentar mudar essa verdade histórica é perder a oportunidade única de vencer um campeonato brasileiro que está ficando, cada vez mais, paulista.
Por isso clamo por um Pit-bull na frente da nossa zaga. Daqueles bem grossos, que são vaiados todos os jogos pela torcida. E Sandro....empurrem ele para a frente ou o vendam por um caminhão de dinheiro.

Um comentário: