segunda-feira, 29 de março de 2010

A Heurística do Internacional


O Inter está em um dilema ou em uma encruzilhada como diriam. Na computação vivemos um dilema interessante e semelhante a esse passado pelo colorado, nesse momento, que é o seguinte:

  • Devemos fazer um algoritmo em tempo de execução aceitável, ou
  • criar a melhor solução, ou a solução 'ótima' para todos os casos.
Mas essas duas propriedades quase nunca andam juntas, normalmente ou escolhemos uma ou a outra, dependendo do problema apresentado e isso é o problema do algoritmo heurístico, ou se tem uma solução ou outra(dificílmente ambas), como diria o poeta MJ: "...you can't always get what you want ..."


Cada um desses casos tem suas vantagens e desvantagens, no primeiro caso corre-se o risco de criar uma solução para o momento, porém logo em seguida essa solução pode não surtir o efeito desejado. Já no segundo caso, pode-se criar a solução para todos os casos possíveis, porém leva-se mais tempo para desenvolver e aperfeiçoar o algoritmo.

O Inter deu de frente com esse problema 'lógico', ou ele demite o técnico que pode ser a solução(a solução mais rápida) para o próximo jogo ou continua com o treinador (até ser eliminado) e faz uma 'limpeza' no vestiário e quem sabe tenhamos uma solução para o resto do ano e não só para o momento.

Espero que se escolha a melhor a solução e não a mais 'rápida'.

p.s: A torcida gritar por Taison, no centenário ???

Nenhum comentário:

Postar um comentário