quinta-feira, 25 de março de 2010

Jogamos como sempre, perdemos como nunca


Invertendo a famosa frase que serve de chavão para seleções como a do México e da Espanha, que costumam chegar favoritíssimas nas competições da Fifa, jogam um belo futebol, como nunca haviam jogado, mas acabam entregando os jogos, como sempre.



No caso do Inter, na histórica noite de 24 de março de 2010, foi o contrário, pois jogou como vem jogando há algum tempo, mas perdeu como jamais havia perdido.



Da mesma maneira como aconteceu nas partidas contra Veranópolis, Cerro (1º tempo) e Pelotas, o Inter teve volume de jogo, criou oportunidades, errou demais na frente do gol e foi frágil, muito frágil, no sistema defensivo.



Eis o problema do Internacional. Com dois ou três zagueiros, o time se joga para frente desenfreadamente, mas sem organização ofensiva. Acaba conseguindo criar jogadas devido, principalmente, à qualidade de seus jogadores em comparação com os demais times participantes do Campeonato Gaúcho e da primeira fase da Libertadores.



Porém, como não existe mais bobo no futebol, esses times, que estão minimamente mais organizados que o Inter, aproveitam-se da desorganização ofensiva e, por consequência, defensiva do time colorado, e fazem gols ou cavam faltas perto da área.



O Inter está desarrumado em campo. Foi se desmanchando ao longo desses três meses. A crise que já se anunciava antes dessa fatídica noite, apenas aumenta a pressão psicológica sobre o técnico e seus jogadores, colaborando para aprofundar tal desorganização coletiva.



Não interessa mais se Andrezinho não estava impedido aos 4.000 minutos do segundo tempo, nem que tenha sido pênalti em Alecsandro no lance em que o goleiro do São José quebrou a perna.



Esses percalços só são contados quando o time não consegue vencer. Erros contra e a favor são comuns e a diferença de qualidade (teoricamente) de Inter para Veranópolis, Pelotas e São José impede que se utilize dessas desculpas.



Parece que o choque cultural está sendo mais difícil do que o aceitável para Fossati e talvez seja melhor mudar mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário